noticias

TMS: conheça as vantagens dessa tecnologia para a logística da sua empresa

30/06/2021

Não é fácil lidar com as adversidades, demandas de frete, estratégias de logística, valores e informações das cargas e organizar tudo em uma simples planilha de Excel. 

São muitas coisas para estar atento, com o propósito de não impactar o cliente e deixá-lo insatisfeito com o seu serviço.

Por isso, o uso da tecnologia aplicada às operações de entregas nas empresas é indispensável em qualquer gestão de qualidade, buscando não apenas a otimização de processos e fluxos, mas também a redução de custos e a valorização da experiência final do cliente.

Para simplificar esse problema, vamos apresentar o sistema TMS, usado por muitas companhias para melhorar a qualidade e a produtividade de todo o processo logístico. 

O que é o TMS?

O sistema de gestão de transporte, tradução da sigla em inglês TMS, é um software que organiza e gerencia todo o processo de transporte e faz com que você e a sua equipe consigam controlar as operações e as entregas de um jeito amplo e integrado.

A ferramenta ainda permite que exista um monitoramento e controle sob os custos específicos de cada operação, o que resulta em uma maior economia para a empresa.

Quais são suas funcionalidades?

Para gerenciar uma transportadora é preciso ter controle completo de cada etapa do transporte de carga, para que não haja problemas como atrasos e extravios.  

Esses tipos de transtornos podem ser evitados com um ótimo sistema de gerenciamento, como o TMS. Principais funcionalidades da ferramenta:

Gerenciamento de custos

O sistema faz com que você possa controlar de forma integrada todos os custos de manutenção, suprimentos e adicionais relacionados a cada etapa da operação. 

Rastreamento de veículos

A utilização de rastreadores via satélite, rede de dados em celulares e aplicativos de apontamento de entregas possibilitam a rastreabilidade dos veículos, administração das entregas e previsão de chegada tornando as decisões ainda mais assertivas.

Otimiza o transporte de cargas

Planejar a sequência de várias entregas todos os dias de forma manual é uma tarefa muito complicada. Com a roteirização, ao atribuir os dados de coleta e destino, o sistema de entregas é planejado de forma automática, possibilitando mais entregas em um único dia.

Na prática, isso agiliza as entregas dos fretes, evita erros, reduz tempo de operação e pode ter influências positivas na experiência do consumidor final.

Emissão de documentos fiscais

A ferramenta realiza a emissão de documentos fiscais, como o CTE, CIOT e MDF-E. Além disso, o sistema engloba toda a parte financeira da empresa, como o pagamento de clientes, conhecimento de cargas, manejos de notas fiscais e outras funcionalidades.

A importância do TMS para o setor de logística

Como vimos acima, o sistema TMS é fundamental para as empresas da área de logística. Com essa ferramenta, a sua empresa terá vantagens e benefícios, como:

• Redução de custos

• Entregas mais ágeis e eficazes

• Melhoria no serviço prestado ao cliente

• Melhora na comunicação

• Otimização da carga

Pensando sempre na comodidade do cliente, a Friozem utiliza as melhores tecnologias do mercado e o sistema TMS está entre elas. A ferramenta é responsável pelas nossas operações de transporte.

Trabalhamos 24 horas por dia,  sempre oferecendo os melhores serviços de armazenagem e distribuição de produtos sob temperatura controlada aos clientes. Nosso compromisso é baseado na entrega.

Quer saber mais curiosidades sobre a Friozem? Então acesse: friozem.com.br/noticias

Aviso de Cookies

A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.