noticias

Transporte refrigerado de alimentos

26/01/2021

Transporte refrigerado de alimentos: o desafio do monitoramento remoto para produtos perecíveis.

A cadeia do frio surgiu com a necessidade de reunir a especialização da gestão de produtos perecíveis, sensíveis à temperatura, com as técnicas avançadas da logística.

O controle e monitoramento de temperatura na gestão logística são fundamentais para sustentar as operações e definir novas estratégias de escoamento em um mundo cada vez mais globalizado, trazendo mais eficiência, rapidez, economia e segurança.

Atualmente, graças à correta aplicação dos conceitos associados à cadeia do frio, é possível encontrar no supermercado do seu bairro, uvas do Chile, maçãs da Argentina, bacalhau da Noruega, queijos da França, frango do Brasil, uma variedade de produtos embutidos, massas resfriadas, etc.

O Brasil é um país em que muitas vezes temos as quatro estações do ano em um único dia e a temperatura também muda de uma região para a outra. No contexto da cadeia do frio, a responsabilidade do gestor de logística vai além do pleno controle sobre os processos tradicionais, pois agrega ainda a necessidade de domínio da infraestrutura física, competências técnicas em climatização (refrigerados e congelados), monitoramento da estabilidade térmica através de sensores e medidores de temperatura, impondo sistemas remotos de monitoramento da temperatura em todas as fases do fluxo de atendimento de produtos perecíveis.

Uma vez que o resfriamento agrega valor a um produto, prolongando sua vida útil, o eficiente desempenho da logística na cadeia do frio passa a priorizar a qualidade deste produto com base na manutenção da estabilidade térmica do meio e do próprio produto. 

A cadeia de suprimentos “fria” deve ser capaz de sustentar de forma eficiente o escoamento de produtos perecíveis desde os pontos de origem até o consumo final, utilizando-se das competências de gestão e de infraestrutura.

Realizar o controle eficiente da temperatura do produto ao longo da cadeia do frio implica em checar a história térmica, cobrar rápida resposta e acompanhamento do setor de análise de dados, atuar de forma colaborativa com os vários setores em suas especialidades, manter quadros bem treinados e motivados, boas práticas operacionais e estabelecer um padrão de controle sanitário em parceria com os setores técnicos da organização.

Atuando em todo território nacional, a Friozem possui amplo sistema integrado de serviços de inteligência em armazenagem, transporte e distribuição de produtos sob temperatura controlada para promover soluções de gerência e execução fluida em toda etapa do esquema logístico.

Para assegurar a excelência em nossos processos, seguimos os princípios de programas de qualidade como Procedimentos Padrão de Higiene Operacional (PPHO), Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), além de Boas Práticas de Fabricação (BPF).

Aviso de Cookies

A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.