noticias

Alimentos perecíveis: conheça os principais cuidados no transporte da sua carga

23/07/2021

O transporte de alimentos perecíveis necessita de algumas estratégias essenciais para manter todos os produtos intactos e seguros até chegarem à mesa do consumidor final. 

O processo exige uma série de cuidados e responsabilidades de nós, transportadora, principalmente nas viagens mais longas. 

Para isso, criamos estratégias e definimos as melhores rotas para mantermos os alimentos nas temperaturas corretas.

Neste artigo você vai conhecer os cuidados necessários com os alimentos perecíveis que facilitam e asseguram todo o processo logístico.

O que são alimentos perecíveis?

Os alimentos perecíveis são aqueles produtos que possuem menor prazo de validade e têm mais água na sua composição, como, por exemplo: 

- Carnes vermelhas

- Ovos

- Peixes e frutos do mar

- Frango

- Vegetais

- Leite e derivados

 

Principais cuidados necessários na hora da logística

Existem algumas regras legais para a segurança do transporte de alimentos, em que devem ser respeitadas algumas particularidades como: temperatura, armazenagem, acondicionamento e transporte.

 

Cuidados com armazenamento de alimentos

Primeiro de tudo, é preciso muita atenção na hora de armazenar os produtos. Qualquer impureza prejudica e compromete a qualidade final da mercadoria. 

• Os equipamentos de carga e descarga devem ser guiados por profissionais experientes, além de serem devidamente adequados aos alimentos perecíveis;

• O armazém deve ser higienizado e manter a temperatura ideal para evitar possíveis riscos de contaminação.

 

Atenção ao prazo de validade do alimento

Sempre checamos a validade do produto. Como já dissemos neste artigo, os alimentos perecíveis têm um prazo menor de validade em relação aos não perecíveis. 

Mercadorias que estejam próximas de vencer são um risco, já que as viagens estão sujeitas a imprevistos e, assim, adiar o tempo previamente estabelecido com o cliente.

O picking auxilia neste controle. O sistema ajuda a otimizar os processos de identificação e localização dentro do armazém, com leitores de código de barra, por exemplo.

Manter uma boa margem de segurança da validade do produto é fundamental para evitar prejuízos e até complicações com a lei.

 

Atenção à etiqueta de alimentos

 Os órgãos Governamentais como Anvisa, Ministério da Agricultura, Ministério da Saúde e Agencia Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia exigem que a rotulação, entre outras informações,  forneça todas as informações necessárias para o consumo do alimento. Produto sem rótulo não pode ser comercializado.

Por isso, checamos se os alimentos estão bem embalados, fechados e se a etiqueta está legível e sem manchas. 

Em caso de problemas na etiqueta, o fabricante pode ser acionado para resolver o problema e seguir com o transporte. O ideal é que os alimentos cheguem ao consumidor seguro e com a etiqueta intacta. 

 

Controle de temperatura

É necessário que os alimentos perecíveis sejam transportados com a temperatura correta, de acordo com a necessidade de cada produto.

Cabe a nós termos conhecimento das características do produto e seguir as recomendações expressas na rotulagem, que informam qual a temperatura que o produto precisa ser armazenado e transportado, sem que sofra alterações em suas composições químico, físicas e biológicas.

Os veículos devem estar altamente preparados e capacitados para manter a climatização durante todo o caminho percorrido. 

Preservar a estabilidade de temperatura faz toda a diferença e garante que os alimentos cheguem da forma correta às mesas dos clientes, mesmo após longas horas de viagem. 

 

Controle no empilhamento de alimentos

Conhecer as regras de empilhamento é importante para conseguir gerenciar os riscos de transporte de cargas. 

Além disso, é preciso muita atenção ao coeficiente máximo de empilhamento permitido pelas embalagens.

Os produtos devem ser estocados de forma adequada nos locais apropriados. Nossos armazéns são preparados e adaptados para qualquer tipo de mercadoria, seja ela congelada, seca ou em temperatura controlada de forma a preservar as embalagens primárias e secundarias dos produtos.

Alimentos enlatados, por exemplo, se danificados ou amassados não podem ser transportados para o consumo final. Isso pode representar um grande prejuízo para todas as partes envolvidas no processo. 

 

Análise da documentação

Documentos fiscais, certificados sanitários, certificados de exportação e averbações de cargas são alguns dos documentos necessários para a logística de produtos perecíveis, dentro do que estabelece a legislação vigente.

O não cumprimento das legislações vigentes podem trazer graves transtornos para a logistica, levando de multas e autos de infração, até a apreensão das mercadorias e veículos.

 

Friozem: a empresa certa para transportar os seus produtos perecíveis

Com a necessidade de tantas estratégias e cuidados, transportar alimentos perecíveis é uma responsabilidade que deve ficar nas mãos de empresas sérias, com experiência no mercado, como é caso aqui da Friozem. 

Com muita responsabilidade e compromisso, nossa companhia cuida de todos os alimentos, produtos e mercadorias, seguindo todos os protocolos necessários. 

Há mais de 40 anos, realizamos o transporte e a armazenagem de alimentos com temperatura controlada em todo o Brasil. 

Nossa missão é transportar o seu produto com cuidado e segurança para que ele não perca a qualidade. 

Quer solicitar um orçamento? Acesse: www.friozem.com.br/contato e peça já!

Aviso de Cookies

A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.