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O que é Logística 4.0 e como está transformando os negócios?

01/03/2021

Desde a primeira Revolução Industrial, em meados do século XVIII, na Inglaterra, o setor industrial vem evoluindo, sempre buscando se reinventar. A indústria tem grande necessidade de se adaptar aos novos requisitos e exigências do mercado.

A novidade do momento é a Logística 4.0.

Ao impactar toda a ordem da economia e modificar nossa forma de fazer negócios, a chamada quarta revolução industrial transforma a sociedade e o estilo de vida das pessoas. Isso graças à combinação das maiores tendências em tecnologia: IoT (Internet das Coisas), Impressoras 3D, Big Data, Analytics, Realidade Aumentada, entre outras tecnologias recentes.

Quer saber mais sobre esse conceito e como ele transforma as atividades de gestão de uma transportadora ou operador logístico? Reunimos aqui todas as informações mais relevantes sobre o assunto.

Entendendo as revoluções industriais e a Indústria 4.0

A indústria tem grande necessidade de se adaptar aos novos requisitos e exigências do mercado, desde a primeira revolução industrial, em meados do século XVIII, na Inglaterra. Naquele período estava instalada a Indústria 1.0, quando algumas descobertas como a mecânica e o maquinário a vapor modificaram e expandiram as fábricas. Assim, a mecanização do trabalho expandiu as indústrias têxteis, metalúrgicas e, inclusive, o setor de transportes.

Já no século XIX aconteceu a segunda revolução industrial, quando o industrialismo dominou, com grande especialização da mão de obra e com a busca por qualificação. Assim, a eficiência operacional ganhou importância. Nesse período, a produção em massa tornou-se uma realidade e a capacidade produtiva foi multiplicada. A indústria automobilística ganhava destaque, com os modelos fabris fordianos e a produção em série na indústria automobilística, a exemplo do “Modelo T” da Ford.

Em meados do século XX vivemos a terceira revolução industrial, acontecimento recente, se considerarmos que aconteceu no século passado. Esse período ficou marcado pelo início da transformação digital. Avanços surgiram nas ciências, robótica e eletrônica, além da popularização da internet, junto à utilização de softwares e dispositivos móveis.

Agora, a grande novidade é a Logística 4.0. A chamada quarta revolução industrial afetou toda a ordem da economia, modificando a maneira de fazer negócios, transformando a sociedade e o estilo de vida dos indivíduos. Essa nova revolução veio combinada a importantes novidades tecnológicas, como a Internet das Coisas (IoT), impressoras 3D, Big Data, Analytics, realidade aumentada e outras tecnologias de vanguarda.

O que é Logística 4.0?

Logística 4.0 é uma expressão que representa uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostas pela Indústria 4.0. Nela são privilegiadas as otimizações e a tomada de decisões apoiadas em dados, que em parte são produzidos dentro de cada empresa, e parte são trocados entre clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns e demais envolvidos na cadeia logística.

A Logística 4.0 se utiliza de tecnologias modernas de informação e comunicação, tais como a Computação em Nuvem, Webservices, EDI, Big Data, BI, Mobilidade e Analytics.

O que muda com a Logística 4.0?

A Indústria 4.0 não é apenas uma tendência, mas nossa atual realidade. Para ganhar a sua fatia nesse novo mercado e sair na frente das concorrentes, é preciso investir em novos recursos tecnológicos, desenvolvendo processos e equipes com alto potencial analítico. É essencial adotar Big Data e sistemas na nuvem para aumentar a eficiência e os diferenciais competitivos de sua marca, sistemas esses, já adotados pela Friozem, trazendo aos clientes 99,99% de segurança e disponibilidade 24h por dia.

A logística, claro, é diretamente impactada por essas mudanças. Se antes era comum manter grandes estoques e correr o risco de sofrer perdas gigantescas por conta dos prazos de validade e dificuldades de armazenamento, agora é essencial aplicar a gestão inteligente de estoques.

Controles de temperatura no centro de estocagem, lead-time reduzido, distribuição off-line obsoleta e baixa concorrência ficaram no passado!

Quais os benefícios da Logística 4.0?

Graças a adoção em larga escala das tecnologias da informação e comunicação, a Logística 4.0 traz inúmeros benefícios para todos os envolvidos na supply chain, interligando clientes, indústrias, armazéns e transportadores para a troca de dados relevantes. Sempre de olho no futuro, a Friozem está sempre em busca de novas tecnologias, e uma delas é o Last Mile, que significa “última milha”. Na prática é uma das mais importantes fases na entrega de um produto, pois é nesta etapa do processo logístico que a mercadoria sai do centro de distribuição e chega até o cliente final.

Através da utilização desse software é possível obter exatidão nos dados de entrega da mercadoria e utilizar essas informações na otimização da rota, diminuindo tempo e custo para o cliente.

Além disso, ainda podemos destacar:

  • Mais segurança para a cadeia de fornecimento, evitando paradas em linhas de produção.
  • Menos burocracia nos processos, elevando a produtividade e competitividade no mercado.
  • Mais integração entre os participantes da cadeia de suprimento.
  • Prazos de entrega menores.
  • Redução de estoques, evitando perdas e desperdícios.
  • Melhor aproveitamento das frotas e otimização de custos com transporte.
  • Otimização de espaços e de custos de armazenagem.
  • Geração de grande massa de dados relevantes para apoiar as tomadas de decisão, cada vez mais assertivas e que possibilitam a melhoria contínua.
  • Aumento das margens de lucro para as transportadoras e operadores logísticos que se engajarem nessa nova revolução.
  • Aumento da satisfação dos clientes.

Isso tudo permite um maior foco na estratégia de negócios. Esse é um dos propósitos da versão 4.0, na qual se procura uma modernização da gestão, monitorar fluxos de trabalho com precisão e manter essas informações sempre acessíveis. Consequentemente, isso proporciona uma redução de custos operacionais relacionada também à redução de perdas.

Por fim, o objetivo principal é alcançado: a satisfação dos clientes que obterão seus produtos com prazos menores, terão informações atualizadas sobre o status de seu pedido, menos erros logísticos e preços mais competitivos.

Muitos desafios ainda precisam ser alcançados com a integração de informações e sua disponibilização em tempo real. Isso é exatamente o que empresas como a Friozem têm por desafio a entregar: melhoria contínua de processos logísticos.

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