noticias

Cross Docking: o que é e quais as suas vantagens para empresas de logística?

25/10/2021

Hoje em dia existem diferentes formas de logística que envolvem o estoque, armazenamento e transporte dos produtos. 

Em ambientes extremamente competitivos, as empresas vão em busca de soluções que sejam mais rápidas, econômicas e, ao mesmo tempo, eficazes. 

O Cross Docking surgiu como uma excelente solução para gerir o sistema de estoque, armazenamento e transporte de mercadorias.

Mas, o que é o Cross Docking? Quais são as suas principais vantagens e benefícios? Continue a leitura para ficar por dentro do assunto. 

O que é Cross Docking?

O Cross Docking é um tipo revolucionário de sistema de distribuição. Suponha que um produto comprado por determinado cliente seja transferido a um Centro de Distribuição (CD) ou para o armazém. 

A partir desse local de estoque, a mercadoria imediatamente é enviada ao consumidor final. Ou seja, acontece uma redistribuição muito rápida do produto. 

Isso se dá por conta da existência de toda uma infraestrutura que já separa as cargas e envia aos destinatários geralmente em 24 horas ou no máximo três dias.

Veja como funciona

O conceito desse tipo de serviço é trabalhar com estoque zero. Para você entender de forma simples o processo, ele acontece da seguinte forma:

Passo 1:  O consumidor realiza o seu pedido, onde o vendedor não tem o produto junto dele.

Passo 2: O vendedor solicita o artigo ao fornecedor. 

Passo 3: O fornecedor separa a mercadoria e encaminha ao CD da empresa de logística.

Passo 4: Essa companhia separa, organiza as cargas de acordo com os pedidos e acomoda os produtos nos veículos que vão entregar ao destino final.

Benefícios do Cross Docking

O Cross Docking contribui para deixar as entregas mais rápidas, ágeis, além de serem benéficas economicamente para a área de logística. Confira as cinco vantagens.

Produtos com prazo de validade curto

Como os produtos são recebidos e despachados o mais rápido possível, o armazenamento a longo prazo não é necessário. Com isso, o risco de perda de validade dos produtos diminui consideravelmente.

 Alimentos perecíveis sob controle de temperatura

O Cross Docking é muito útil em casos de itens perecíveis ou que necessitam de temperatura controlada, como cadeia de alimentos frios. Esses produtos devem ser transportados o mais rápido possível.

Redução de custos

Como o estoque é eliminado, não há a necessidade de um espaço de armazenagem muito grande para guardar os produtos.

Só é fundamental ter uma área de separação de pedidos, caso do picking, que reduz os custos operacionais e otimiza o tempo de entrega das mercadorias.

Entregas rápidas

Otimiza as operações desde a retirada do produto até a entrega ao consumidor final. O cliente pode receber antes sua mercadoria, promovendo a boa experiência e gerando a conversão de vendas.

Facilita a gestão de cadeia de suprimentos

Diversos processos da cadeia de suprimentos, como a estocagem, são eliminados. Assim, é possível flexibilizar o trabalho e focar em outros setores que exigem mais atenção dentro da empresa.

Quais tipos o Cross Docking possui?

O sistema conta com três divisões específicas que explicaremos abaixo:

Movimento contínuo (formato tradicional)

É a forma mais clássica utilizada pelas companhias. Os produtos são recebidos e despachados o mais rápido possível, evitando o acúmulo de estoque.

Movimentação híbrida ou consolidada

Quando o CD, ao invés de receber e já despachar, espera a chegada de todos os produtos de um mesmo cliente para serem entregues de forma conjunta.

Movimento de distribuição

É muito utilizado para o setor B2B (Business to Business), ou seja, entre empresas. Aqui os pedidos de um único cliente, que tenham volume para preencher a capacidade máxima do veículo, são separados e enviados.

Como implementar este sistema?

Para trabalhar com o Cross Docking, é fundamental criar o planejamento muito bem elaborado dos processos operacionais. 

Contamos com esse sistema e temos um conjunto de fatores que contribuem para o sucesso da estratégia. São eles:

• Excelente comunicação interna e externa

• Equipe de colaboradores e prestadores de serviço qualificada

• Planejamento do processo de transporte de carga

• Sistema TMS (Gestão de Transportes) que organiza o processo logístico

• Atendimento ao cliente feito com excelência

Colocamos o mecanismo em prática, garantindo a alta performance do seu produto, entregando de forma rápida, ágil e otimizada. 

Sempre tomamos todos os cuidados necessários para manter a sua mercadoria em segurança. 

Quer conhecer todos os nossos serviços? Então acesse: www.friozem.com.br/servicos

Aviso de Cookies

A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.