noticias

Qual a importância de seguir os programas de controle de qualidade dos alimentos?

03/09/2021

O controle de segurança dos alimentos e os programas de qualidade dos produtos sob temperatura controlada são fundamentais para a preservação da saúde dos clientes e consumidores. 

Além disso, seguir as normas e regras de qualidade garante a inocuidade dos produtos, oferecendo serviços seguros e confiáveis ao público em geral.

Mas, afinal, como é feito o controle de alimentos e qual a importância de seguir as regras dos programas de qualidade? É o que você vai entender neste artigo. Vem com a gente.

Como é feito o controle de qualidade de alimentos?

No Brasil, os órgãos reguladores que fiscalizam todo o processo para que os produtos cheguem saudáveis, seguros e livres de prejuízos que possam causar doenças aos brasileiros são: o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Vigilância Sanitária.

São eles que criam e monitoram as leis que devem ser seguidas por todas as companhias que fazem parte da indústria de alimentos.

As principais normas de fiscalização industrial e sanitária de produtos alimentícios, que regulamentam o setor, poderão ser observadas no RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) e demais normas complementares. 

RISSPOA e normas complementares

Com mais de 540 artigos, o RIISPOA (Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal) é o primeiro código higiênico-sanitário do Brasil. O documento faz parte de um conjunto de normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). 

São fiscalizados os setores que lidam com animais destinados ao açougue ou de caça e pesca. A lista inclui ainda setores que lidam com leite, ovo, mel e cera de abelhas, bem como itens derivados destes.

Toda a inspeção dos critérios é responsabilidade de médicos e veterinários filiados aos órgãos competentes nas esferas administrativas.

E quais são os programas de segurança dos alimentos?

Além do controle dos alimentos, existem alguns programas especiais, com conjuntos de procedimentos que garantem a qualidade e segurança durante os processos de armazenagem e transporte dos produtos. Então vamos a eles!

Programas de Autocontrole e as Boas Práticas 

É provável que você já tenha lido ou ouvido falar sobre esses programas. Os Programas de Autocontrole servem para gerir a qualidade e segurança dos produtos de origem animal.

O conjunto de Boas Práticas é um sistema amplamente conhecido e compartilhado mundialmente que garante os padrões de  qualidade dos produtos. 

Juntos, os dois programas evitam, por exemplo, a propagação de doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos, as chamadas DTAs. 

Além disso, o atendimento aos programas oferece alguns outros benefícios, como, por exemplo:

• Prevenção de falhas de produção dos alimentos;

• Preservação da saúde dos consumidores finais;

• Redução dos custos e desperdícios;

• Garantia de segurança da cadeia produtiva e manutenção da cadeia de frio.

Buscando atendimento eficaz da política de qualidade, assim como a compatibilidade em relação à temperatura de conservação, ao tipo de embalagem ou ao acondicionamento dos produtos, os Programas de Autocontrole e as Boas Práticas exigem alguns cuidados que vamos citar abaixo.

Manutenção preventiva

Tem o objetivo de manter os equipamentos em pleno funcionamento, evitando assim a parada para manutenção corretiva. É fundamental que manutenções preventivas sejam realizadas, evitando assim problemas futuros.

Infraestrutura correta

Uma infraestrutura adequada assegurar todas as condições desejáveis do processo.

Treinamento e capacitação dos funcionários

Os profissionais precisam ser atualizados, treinados e capacitados quanto às normas legislativas aplicáveis.

PPHO (Procedimento Padrão de Higiene Operacional)

O PPHO é formado por procedimentos que visam elevar os padrões de higiene, evitando a contaminação dos alimentos. Ele avalia as condições higiênico-sanitárias, criando e estabelecendo operações que devem ser feitas de forma rotineira e padronizada.

Esse procedimento padrão de higiene é importante para garantir a qualidade e integridade dos produtos. O treinamento dos colaboradores também é fundamental para o bom funcionamento do programa.

APPCC (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle)

O sistema de APPCC é uma ferramenta de gestão da qualidade que possui um caráter preventivo, identificando os pontos físicos, químicos e biológicos.

Esse programa encontra e analisa os potenciais perigos da cadeia, prevenindo as DTAs (Doenças Transmitidas por Alimentos) de forma eficaz.

Além disso, permite uma tomada de decisão mais assertiva através do estabelecimento de limites críticos de monitoramento.

Quais os benefícios dos procedimentos de segurança para as empresas de logística e temperatura controlada?

Implementar todo esse processo é muito vantajoso e benéfico para a cadeia de produção, especialmente para as companhias de transporte e armazenagem de produtos sob temperatura controlada, caso da Friozem.

Estar totalmente de acordo com os principais programas de qualidade oferece inúmeros benefícios, como:

• Preservação da qualidade dos alimentos;

• Garantia de segurança dos produtos;

• Notoriedade no mercado;

• Confiança do cliente;

• Bem-estar dos consumidores.

É fundamental o atendimento aos programas a fim de que os produtos cheguem sempre com segurança e qualidade à mesa do consumidor. Afinal, a alimentação interfere diretamente na saúde e bem-estar de todos. 

Nós seguimos todos os programas de qualidade. Queremos sempre ter excelência para entregar os produtos de forma rápida, segura e com qualidade. Nosso foco sempre é prevenir os danos à saúde e garantir que os produtos cheguem seguros até você.

Quer solicitar um orçamento? Acesse friozem.com.br/contato e peça já!

Aviso de Cookies

A Friozem utiliza cookies em seu dispositivo para melhorar a navegação no site, analisar o uso do site e auxiliar em nossos esforços de marketing. Para mais informações acesse a Política de Privacidade.