SOCIAL

Desde a sua fundação a Friozem teve atuação preponderante na promoção do lazer e do esporte não somente junto a seus funcionários, mas também à população da cidade de Jandira como um todo.

A Academia de Boxe, por exemplo, funcionou desde 1981 até recentemente, bem no centro de Jandira, com espetáculos mensais para a população como disputas de títulos paulistas, brasileiros e até sul-americanos com entrada franqueada ao público. Da mesma forma que o público assistiam aos espetáculos, os praticantes do esporte o faziam gratuitamente.  Hoje a Academia funciona nos mesmos moldes de então, mas agora em outro imóvel, na Via Expressa que liga Jandira a Itapevi, onde, além da Academia de Boxe, funcionam também a musculação, a ginástica rítmica e a dança de salão, estas modalidades mediante uma pequena taxa mensal.

O antigo imóvel onde se localizava a primitiva Academia está sendo restaurado, com recursos próprios da empresa, e será a sede do Museu de Jandira que contará com um amplo acervo da história do município que vem sendo coletado pela Friozem e pelo seu colaborador, o Professor Waldomiro da Silva Prado, há mais de 20 anos.

Enquanto as obras seguem em ritmo acelerado apesar do cuidado que todo restauro requer, pois afinal trata-se do primeiro imóvel da cidade, construído quando Jandira ainda era um distrito de Cotia, o acervo do Museu visita semanalmente as Escolas Públicas do Município através do Museu Itinerante, como é chamado o nosso ônibus.

Sempre investindo e valorizando a Cultura, a Friozem patrocinou o livro “Jandira – Memória” de uma cidade, escrito pelo Professor Waldomiro, que retrata toda a história da cidade, dos seus primórdios até 1983 e o Livro de Poesias  “Jandira Favo de Mel” do escritor Nicanor Filadelfo Garcia, primeiro Presidente da Câmara de Jandira em 1968.

O Grupo Friozem é um dos apoiadores do projeto “Turismo Industrial” desenvolvido pela prefeitura de São Bernardo do Campo.

Esse projeto visa a aproximação das indústrias do município com a população, fornecendo visitas monitoradas às empresas credenciadas junto a Prefeitura, das quais a unidade da Friozem faz parte. Nessas visitas os turistas podem conhecer de perto os processos de produção e fabricação, bem como a tecnologia envolvida na produção de produtos.